A guerra do opio : Um triste episodio que contrasta com o enfoque que e dado atualmente ao combate as drogas . Na Bolívia, Colômbia e outros países, já há milhares de anos os índios mascam a folha de coca, um leve estimulante, inofensivo, assim como o chá ou café. Nada mais que isso.
Aí vem o branco e descobre que tratando a coca com querosene, éter e ácido sulfúrico ela transforma-se em cocaína, crack etc. drogas extremamente perigosas. Viciam-se. Criaram um problema enorme que antes não existia.
Devem agora resolve-lo.
Querem então que estes países deixem de cultivar a coca, porque isto os prejudica. Não só querem como provocam guerras, revoluções e repressões, para que isto aconteça. Simples não é?
A culpa não é dos que se viciaram. São uns coitados, tem que ser tratados. A culpa é dos plantadores de coca, de tradição milenar, estes sim, tem que ser erradicados junto com suas plantações. Além disso são índios, motivo suficiente para que seja erradicados, mais do que já foram.
Por que o Primeiro Mundo não se concentra em resolver seu problema de drogas, internamente, coibindo o vício e tráfico dentro do seu próprio país? Quem não quer drogas, não compra.
Simplesmente empurram o problema, para que o Terceiro Mundo o resolva. E é justamente o Terceiro Mundo, que menos ganha com o tráfico e a produção de drogas.

Os brancos já fizeram o contrário, os índios tomavam em suas festas uma bebida levemente alcoólica, fermentadas de milho, mandioca e outros. Também, tradição milenar. Apesar de beberem quantidades enormes e ficarem bêbados nunca ocorriam brigas ou mortes, sua sociedade não tinha prejuízo nenhum com isso. Veio então o branco e mostrou-lhes algo muito melhor, a bebida destilada. Os índios degradaram-se. Viciaram-se. Intencionalmente lhes era fornecido rum pelos espanhóis, whisky pelos ingleses, aguardente pelos portugueses etc. em troca de seus bens, serviços e terras.
Que pensariam os brancos se os índios exigissem que eles deixassem de plantar centeio, cevada, cana de açúcar etc. e parassem de produzir bebidas destiladas pois isso os estava prejudicando?

Milhares de brasileiros morrem por tiros de armas que são fabricadas nos Estados Unidos, Israel e outros mais, como também no próprio Brasil. Não existe dúvida quanto a isto. Por que não exigimos que esses países parem de produzir estas armas que tanto nos prejudicam?
Quem sabe a morte por drogas é mais "suja" que a por arma de fogo, esta mais bonita, instantânea e portanto só aquela deve ser combatida.
É só ver a filosofia transmitida por centenas de filmes policiais estadunidenses, média de cem mortes por filme, incluindo explosões, tiros, bazookas etc., todas elas mortes "limpas" e bonitas.

Na época em que a Índia era colônia da Inglaterra, muitos ingleses eram proprietários de terras com plantações de papoula e produziam ópio. O mesmo era comercializado, principalmente com a China. Os governantes chineses vendo crescer assustadoramente o vício, dentro de suas fronteiras, começaram a coibir a importação do produto, proveniente principalmente da Índia.
Os ingleses viram-se prejudicados em seu comércio e ofendidos, em sua soberania mundial e declararam guerra à China.
Este episódio ficou conhecido como "Guerra do Ópio".
O poderio militar da Inglaterra era muitíssimo maior do que a da China na época. A China perde e é obrigada a abrir completamente suas fronteiras para o comércio do ópio, além de outras concessões.
Pelo menos vinte milhões de chineses viciaram-se no ópio. Até hoje o ópio é um problema enorme na China, resultado da arrogância e do mercantilismo inglês.
Mas isto qualquer brasileiro sabe, pois vemos seguidamente no Discovery Channel, TV Globo, CNN e na BBC, não é verdade?
Os países que produzem drogas, poderiam até consultar a Inglaterra, para saber como se faz para vende-las, para um país relutante em adquiri-la.
Nada como quem tem experiência.